quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Machado







Mais uma estréia aqui no Eh assim que Eh!! Hoje falarei um pouco sobre literatura, eu sei que nem todos gostam de ler etc, etc... Mas eu gosto bastante!

Dia 29 de setembro é um dia muito triste para a literatura nacional, em especial o desse ano!!


Dia 29 de Setembro de 2008 marca o centenário do falecimento de um de nossos gênios literários, Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta. (Não vou colocar a biografia dele aqui, procurem no Google!!)

Importante escritor, foi também um dos fundadores da academia brasileira de letras, e seu primeiro membro presidente.

Não li muitos livros de Machado de Assis, apesar de possuir algumas publicações, li apenas dois de seus livros, Memorial de Aires e Dom Casmurro. Gostei bastante.

Leitura obrigatória para os principais vestibulares do país, a partir de agora fica ainda mais fácil o acesso a seus escritos. Em comemoração (??) ao centenário de sua morte, o Ministério da Educação, através de seu Portal Domínio Público, e o Núcleo de Pesquisa e Informática, Literatura e Lingüística (Nupill) da Universidade Federal de Santa Catarina estão disponibilizando a obra completa de Machado de Assis em formato digital. São 246 arquivos, que incluem livros como “Dom Casmurro”, “Memórias póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba” e “Esaú e Jacó”, poemas, textos.

Confiram, prestigiem a literatura nacional: http://portal.mec.gov.br/machado



Já leu Machado de Assis?? Quer saber mais sobre algum escritor? Deixe seu comentário!!


Nenhum comentário: