terça-feira, 17 de novembro de 2009

Permita-se




Hoje eu fiquei puto da vida logo cedo. Precisei mudar meu caminho, e graças a isto, caí em um congestionamento no início da Av. Presidente Tancredo Neves, causado pelo acidente que aconteceu na Av. dos Bandeirantes, sorte minha que já estou vacinado neste caminho e conheço algumas rotas alternativas, mesmo assim demorei 40 minutos para percorrer um trajeto que demoraria no máximo 15.

A manhã foi corrida como sempre! E no horário do almoço acabei sobrando e fui almoçar sozinho! Por algum motivo não fiquei ainda mais puto do que já passei a manhã toda, odeio almoçar sozinho, tenho necessidade de conversar.

Após pensar nas possibilidades resolvi ir almoçar no shopping Plaza Sul, que é o mais próximo aqui da empresa, assim aproveitaria para comprar o presente de casamento da minha prima gostosa, passaria no caixa eletrônico, pesquisaria modelos e preços de óculos escuros, preciso de um urgente. (aceito presente / patrocínio!)

Diferentemente dos outros dias, onde arranco com o carro enquanto abro o vidro, ligo o som e dirijo sem cinto coloco o cinto, hoje eu abri os vidros, coloquei o cinto, liguei o carro, liguei o som tudo pausadamente e só depois sai, olhando atentamente no retrovisor.

Milagrosamente eu não tinha pressa, estava deixando os outros motoristas entrarem na minha frente, estava respeitando sinalização, limite de velocidade, semáforos.

No shopping, peguei minha refeição e sentei em uma mesa próxima a passagem das pessoas, mas onde não atrapalhava e conseguia ver o fluxo, onde também não havia pessoas em volta. Foi então que comecei a reparar em várias diferenças. Dei-me conta que principalmente eu estava diferente!

Viajando em pensamentos, notei que apesar de sozinho, eu estava feliz! Decidi mudar meus planos, decidi mudar minha vida!


No dicionário:

Permitir - Dar a liberdade, o poder de fazer, de dizer. Autorizar. Tolerar. Tomar a liberdade.


Decidi permitir-me!

––– Dica: Permita-se! –––

Almocei lentamente, aproveitando minha saborosa pizza. Aproveitei para refletir um pouco sobre o que tem acontecido comigo, e separar as coisas que quero esquecer.

––– Dica: Permita-se pensar em sua própria vida! Mas faça isso aos poucos até acostumar-se, divida estas separações em vários dias, evite assim pensar em todas as coisas ruins ao mesmo tempo! –––

Dei mais atenção ao mundo a minha volta, reparei nas pessoas que passavam, no shopping que estava vazio, e que a quantidade de pessoas que almoçam sozinhas é enorme!

––– Dica: Permita-se almoçar sozinho ao menos uma vez por semana! Procure locais calmos onde você possa sentir o gosto da comida, vá a um restaurante onde sirvam sua comida favorita, mesmo que seja em um shopping, apenas evite os horários de caos e os fins de semana e procure sentar longe de grupos de pessoas onde a conversa é intensa e incessante. Se possível chegue um pouco mais cedo ou saia mais tarde e prolongue seu almoço. Seu chefe não deixa? Você já pediu? Pediu hoje?–––

Não fui ao banco, e deixei o presente da prima gostosa para o fim de semana! Fui até a Kopenhagen tomar um café.

--– Dica: Permita-se saborear um café! Experimente várias cafeterias até achar uma que lhe agrade, mas saiba que o gosto do café depende de quem o prepara, então não se sinta envergonhado em solicitar que um funcionário específico prepare o seu café! Sempre aceite a água com gás! (Se acabou de comer, faça um bochecho deixe a água deslizar por toda sua boca deixando-a livre para o café!) E não deixe de provar seu café adoçado com açúcar mascavo! Na Kopenhagen peça como acompanhamento o waffer! --–

Permiti-me comprar um DVD que queria há muito tempo para ver hoje a noite, e duas barras de chocolate, para comer vendo o filme! #gordinhosafado

Permiti-me não me estressar na fila do caixa da Americanas, mesmo com a demora infinita e a reclamação das outras pessoas que poderiam simplesmente ir embora ao invés de reclamar.

Permiti-me voltar para a empresa pensando neste post e em todas as coisas que mudarei daqui em diante.

Permiti-me não ficar com fone de ouvido a tarde toda, e assim zuar um pouco com os outros escravos as outras pessoas.

Permiti-me escrever este post antes de terminar meu trabalho, mesmo que isto signifique que ficarei até mais tarde ainda aqui na empresa.


Mas a escolha é minha, a vida é minha e eu permito-me o que eu quiser!

O simples fato de ter escrito este post enorme já significa uma mudança muito grande, faz um tempo que eu estava “travado”, sem conseguir escrever minhas idéias, meus pensamentos. Com o tempo eu vou contando mais sobre o que tenho me permitido fazer e sobre as mudanças obtidas com isto.


E você, já “permitiu-se” hoje?

terça-feira, 10 de novembro de 2009

1 - História do dia!

Voltando, de novo!!

Vou iniciar uma série de posts contando um pouco a história das coisas. Todos os assuntos podem ser abordados. O assunto deste post, foi sugerido via Twitter pela @guapinharj.



História da vodka[bb]


Existe uma grande discussão a respeito de a produção de vodka ter se iniciado ou não na Rússia.

No final da década de 1970 as empresas russas produtoras de vodka foram ameaçadas de não mais poderem utilizar o nome vodka em suas bebidas sob o pretexto de que este nome (vodka) seria de uso exclusivo de companhias estrangeiras, uma vez que já produziam esta bebida há mais tempo.

Esta alegação se baseava em um decreto do governo russo de 26 de agosto de 1923 autorizando a produção de vodka naquele país, enquanto os outros países já a produziriam desde 1918. Entretanto, aquele decreto assinalava tão somente a permissão para a retomada da produção de vodka na Rússia, proibida desde 1917, ano da Revolução Russa, quando foi mantida a decisão dos governos czaristas de proibição de produção de bebidas alcoólicas desde 1914, durante a Primeira Guerra Mundial.

Esta questão foi resolvida e as indústrias estrangeiras renunciaram ao título de inventoras da vodka.

Pouco tempo depois foi a vez da Polônia alegar a descoberta e o inicio de produção da vodka. Após a publicação dos estudos realizados pelo historiador russo William V. Pokhlióbkin em seu livro História da Vodka em 1991, parece ter sido reconhecida a condição da Rússia como inventora da vodka.

No entanto, sempre permanecerá uma dúvida sobre a prioridade de um lado ou outro em uma região como o leste europeu. Esta região foi motivo de muitas lutas, conquistas e reconquistas por diferentes grupos políticos e sociais. Isto praticamente impede a identificação de um grupo étnico em particular como inventor da primeira versão da vodka.

Entretanto, "vodka" é indubitavelmente uma palavra nativa russa, cujo surgimento data do século XIV. Como bebida, o nome vodka foi reconhecido internacionalmente como um tipo de destilado.

Quando se analisam a terminologia e a cronologia, se vê que o termo "vodka" foi aplicado a produtos completamente diferentes.

O sentido atual da palavra vodka como o de uma bebida alcoólica forte é conhecido amplamente. No entanto, seu real significado em russo é simplesmente água (vodá , em russo), na forma diminutiva vodka (agüinha). Vodotchka, a outra forma diminutiva de vodá também foi associada a uma bebida alcoólica, porém sem uso comercial.

Os primeiros registros do termo vodka aparecem em dicionários publicados no final do século XIX e início do século XX já com seu significado de bebida alcoólica forte.

Supõe-se que o motivo pelo qual uma bebida alcoólica forte tenha recebido o nome de vodka (agüinha) se deva à importância que os russos davam à água proveniente de suas fontes e rios cristalinos, como base para a produção de todas as bebidas. Daí também porque outras bebidas destiladas no leste europeu terem recebido o nome de "aqua vitae" (água da vida).

O termo vinó, utilizado nos séculos IX ao XIII para designar o vinho de uva, ganha novo significado a partir do século XIV, após o aparecimento de uma bebida forte com características embriagantes. Assim, se supõe que a vodka tenha aparecido antes que seu nome surgisse.

Nos séculos X e seguintes, além do vinho de uva, uma outra bebida chamada hidromel, produzida a partir da fermentação do mel, também se tornou importante. Era a principal bebida consumida pela população russa, de fácil produção e fartamente disponível.

Mais tarde, por volta do século XV, o mel, enquanto matéria-prima para a produção de bebidas, se tornou escasso. Assim, encontrou-se nos cereais a matéria-prima mais barata e disponível para a produção local de bebidas alcoólicas, principalmente alguns tipos de cerveja, chamados kvas, sikera, ol ou pivo.

Desta forma, pode-se afirmar que na Rússia, entre os séculos IX e XIV, havia cinco tipos de bebidas alcoólicas:

1. o vinó - vinho de uva

2. o hidromel - fermentação do mel

3. a beriozovita - fermentação da bétula

4. o kvas - cerveja comum

5. o ol - cerveja forte

O kvas e o ol eram produzidos a partir da fermentação artificial de cereais - centeio, cevada e aveia.

Entre os séculos XV e XVI novas bebidas feitas a partir da destilação de cereais fermentados surgiram, todas recebendo nomes semelhantes aos das bebidas já conhecidas. Tratava-se portanto da primeira bebida de cereal obtida pela destilação do produto da fermentação de cereais ricos em açúcar e amido.

Os registros apontam o ano de 1386 como um provável marco na origem da palavra vodka quando se conheceu a "aqua vitae" trazida de Kafa, colônia genovesa na Criméia, por um embaixador genovês em visita à Lituânia. Como a bebida fosse forte, a sua diluição em água pode ter originado o termo vodka para tal mistura.




Curioso sobre algum outro assunto? Quer saber mais sobre alguma outra invenção? Deixe seu comentário ou envie-me: @canavezi no twitter!