terça-feira, 30 de setembro de 2008

Nostalgiando!




Vou começar hoje uma coluna que chamei de "Nostalgiando!", nela, relembrarei desenhos, brinquedos, musicas, filmes, seriados de minha infância. Tenho certeza que essas coisas fizeram parte da infância de muitas pessoas também. Vamos ao Remember de Hoje:










Quem assistiu alguma vez e conseguiu esquecer facilmente deste grupo de seres azuis que reinaram absolutos entre as crianças na década de 1980?


Essas pequenas criaturas foram criadas pelo desenhista belga Pierre Culliford, mais conhecido como Peyo, e apareceram pela primeira vez nos quadrinhos, como coadjuvantes em uma das histórias de “Johan's and Peewit's Adventures” em outubro de 1958. Logo ganharam seu próprio espaço, com o episódio “Os Smurfs e a Flauta Mágica”, alcançando um sucesso tão grande que em 1981, foram trazidos para tevê por Fred Silverman, diretor da NBC Network, nos EUA. Depois os estúdios da Hanna-Barbera acabaram fechando contrato para produzirem uma série de desenhos animados dos personagens. Em 1981, Os Smurfs estreavam na televisão, e foi ai que a febre dos azulzinhos realmente se consolidou, com inúmeros produtos, discos e comercias de Tv, ligados aos personagens.


Os Smurfs eram um grupo de pequenas criaturinhas azuis, tendo a altura equivalente a apenas três maçãs. Há muitos e muitos anos eles viviam no coração da floresta, na encantada “Vila Escondida” onde só entra quem for convidado, morando em casinhas de cogumelo. Essas pequenas criaturas tinham aproximadamente 100 anos,“Papai Smurf” era o mais velho do grupo, com algo em torno de 550 anos. "Vovô Smurf" também aparecia as vezes, mas não faço idéia qual seria sua idade.


Os Smurfs passavam seu tempo vivendo em seu cotidiano pacato até que fossem perseguidos pelo maligno feiticeiro Gargamel. O maior desejo de Gargamel era capturar alguns Smurfs para devorar, mas suas tentativas eram quase sempre em vão e quando ele finalmente conseguia essas pequenas criaturas sempre arranjavam uma forma de escapar. Como se não bastasse a maldade do vilão, os pequeninos ainda tinham que fugir do ajudante de Gargamel, o Espeto, e das garras do animal de estimação do feiticeiro, o gato Cruel, que mostrava bem o comportamento dos vilões do desenho só no seu famoso rosnado: “crueeeeeelll”.








Papai Smurf era o mais velho do grupo, por isso mesmo era muito sábio e estava à frente dos Smurfs, não só como um excelente líder mas também como um ótimo alquimista.









Smurfete era a única mulher da Vila na maioria dos episódios, e foi criada por Gargamel para atrair os outros smurfs, mas a mágica de Papai Smurf a transformou numa charmosa aliada.









Gênio era o único smurf que levava tudo a sério, além de ser o mais inteligente e de sempre bolar os planos para fugir das emboscadas do Gargamel, mas por ser muito chato vivia sendo arremessado pelos companheiros.









Joca era o mais brincalhão dos smurfs e às vezes deixava todos irritados com suas brincadeiras de mau gosto, como os seus presentes explosivos.









Ranzinza estava sempre de mau humor e mesmo quando estava um pouquinho alegre nunca admitia.









O Harmonia tinha a alma de um grande músico, mas não o talento, por isso quando tocava sua corneta deixava os outros smurfs irritados.









Poeta vivia as voltas com sua caneta de pena e seu pergaminho, escrevendo prosas e sonhando tanto com suas poesias, que as vezes nem percebia os perigos que se metia.









Apaixonado é o mais romântico dos smurfs e desde a chegada de Smurfete passava o dia sonhando com ela, escrevendo seu nome nos troncos das árvores.









Vaidoso usava uma flor no chapéu e volta e meia estava se olhando no espelho.









Robusto era o mais forte de toda a turma.









Habilidoso vivia trabalhando e consertando as coisas.









O cozinheiro da turma fazia as sobremesas mais gostosas de toda a Vila e ficava muito zangado quando alguém roubava comida de sua casa.





E ainda:






Bebê Smurf









Pintor









Sassete









Vovô Smurf








No Brasil, "Os Smurf´s" foi exibino na tv Globo, e depois as fitas foram jogadas no porão, e esquecidas por lá.




E você, o que fez parte de sua infância?? Deixe seus comentários!!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O Aquarismo



Poucos sabem que um de meus hobbys é o aquarismo. Devido a alguns problemas a um tempo atras, precisei vender meus aquarios, mas nunca deixei de estudar e ler sobre assuntos relacionados. E agora, reiniciando com um pequeno aquario de 20 litros.
E durante essas leituras encontrei este ótimo texto para os iniciantes neste hobby, confiram:


Seu aquário no começo é igual ao de todo mundo.
Tem uma luminária de lâmpada fluorescente, um aquário com água e pedras de rio, uns peixinhos baratos que você achou bonitinhos e umas plantas que você comprou porque eram as que tinham na loja.
Passados uns dias, suas plantas estão se decompondo e alguns peixes já morreram. Então um belo dia você decide aprender um pouco mais sobre aquários plantados...
Descobre que não tem nenhum problema com as lâmpadas luz-do-dia comuns que você tem.
O que estava errado era que elas somente deveriam ficar ligadas no máximo 12 horas por dia e que deveria haver 0.5 Watts de luz para cada litro de água. Então você volta à loja e compra mais plantas. Observa-as por uns dias e realmente elas parecem não estar morrendo.
Na verdade, elas parecem de plástico pois teimam em não crescer. Aí os aquaristas veteranos aconselham você a mexer na filtragem.
O primeiro conselho é retirar aquelas placas furadinhas com um cano na vertical que você colocou debaixo das pedras, ou seja, o FBF. Então você passa na loja e compra um filtro externo.
Apesar do complicado manual você consegue instalá-lo. Observa o aquário por alguns dias e constata que as plantas deram uma melhorada na aparência.
A empolgação aumenta e você decide aprender mais. Aí eles aconselham uma fertilização. Então você vai à loja e compra um fertilizante. Adiciona-o na água do aquário e observa por uns dias.
Algumas plantas crescem e ficam bonitas. Aí você fica feliz e todo dia você permanece um tempão na frente do aquário admirando o seu feito... Passado um tempo, você volta na loja e acaba comprando umas plantas. Coloca-as no aquário e depois de uns dias... Elas morrem!!!
Você decide então estudar a fundo sobre aquários plantados.
Aprende por exemplo sobre o ciclo do Nitrogênio, a fotossíntese de plantas aquáticas e tipos de substratos.
Aprende por exemplo que deve-se trocar 25% da água do aquário semanalmente com uma água pré-tratada. Ou seja, uma água já filtrada, com pH ácido, envelhecida mais de 40 dias para estar biologicamente estabilizada e sem o cloro que mataria a colônia de bactérias nitrificantes do aquário.
Aprende por exemplo a não colocar muitos peixes nem exceder na alimentação para não comprometer o Ciclo do Nitrogênio.
Aprende por exemplo que o FBF suga todos os fertilizantes do substrato e joga-os na água do aquário. E que ele oxigena o substrato, oxidando assim todo ferro da laterita ou Tetra Inicial Sticks que seriam utilizados pelas plantas na fotossíntese.
Aprende por exemplo que a maioria das plantas gostam de água acida e que por isso utiliza-se troncos, Turfa ou Xaxim. Pois eles liberam ácidos húmicos que abaixam o pH, o DH e diminuem também a oxidação do ferro.
Aprende por exemplo que a argila no substrato estabiliza o nível de micro-nutrientes e que o húmus de minhoca estabiliza o nível de macro-nutrientes.
Aprende por exemplo que a planta necessita de CO2 na etapa clara da fotossíntese, por isso faz-se uma injeção de CO2 no aquário.
Aprende por exemplo que algas azuis são tratadas com remédio e que os outros tipos de algas existem determinados peixes que as comem.
Aprende por exemplo a montar diversos tipos de layouts de aquário. Como os Holandeses, Japoneses, Terrários, Triangulares, U, Ilhas, etc.
Aprende por exemplo que é preciso uma harmonia de todos os fatores para que o aquário permaneça estável e bonito.
Aprende por exemplo que é preciso sempre ter muita humildade e quanto mais você aprende mais você compreende que tem muito mais a aprender...



Retirado do Aquarismo Online